outubro 02 2019 0Comentário
projetos de residencias em estrutura metálica

Vantagens da construção metálica sobre as de concreto armado…

O planejamento de uma obra é a fase mais importante de um processo construtivo, pois é a hora certa para definir o sistema construtivo, levando em consideração as facilidades, o peso, a resistência, o prazo da obra e a estetica.

O que levar em conta na definição do sistema a ser escolhido; Qualquer sistema tem vantagens e desvangatens…, mas quais são as características que tornam a estrutura metálica mais recomendadas para certa obras?

Execução: as estruturas de concreto são produzidas no canteiro da obra, enquanto a metálica é apenas montada na obra, tendo sua fabricação toda feita numa fábrica, com todos os equipamentos necessários e supervisão de profissionais qualificados.

Material: enquanto na estrutura de concreto os materiais são diversos, entre eles a areia, cimento, brita, tinta, água, formas de madeira, serrote, ferragem, etc, sendo ainda que alguns precisam de um tempo maior para serem produzidos e com possibilidade de erro, na estrutura metálica precisa basicamente de parafusos, aço e tinta, já que ela chega ao canteiro de obra quase pronta.

Quantidade de material e espaço: a utilização de material e espaço, enquanto na estrutura de concreto são de difícil estimativa, na metálica já é possível saber antes mesmo de produzi-lá e com erros mínimos.

Mão-de-obra: levando em consideração o mesmo tamanho de construção e o mesmo tempo, seriam necessários muito mais operários na parte da estrutura de concreto do que da metálica, pois enquanto as paredes ainda sobem com toda a linha de produção da matéria-prima, a metálica é apenas montada. Deve-se destacar que a mão-de-obra utilizada numa estrutura metálica é bem mais especializada, e a ScalaTécnica tem profissionais habilitados para atender qualquer projeto. Mão-de-obra para concreto há em mais abundância e exige menos qualificação e remuneração. Erros são por vezes admissíveis e corrigidos. Erros na metálica devem ser nulos.

Peso: é um fator extremamente importante na escolha do tipo de estrutura que será usada, e neste caso a metálica, novamente, sai ganhando. A fundação fica mais tranquila pela quantidade de blocos a serem usados, pela estrutura em si, e tudo isso alivia a tensão nas vigas e colunas e deixa a base muito mais leve.

Resistência: esse item é imparcial. A questão tratada na resistência é o que possibilita que ambas sejam utilizadas. Nenhum deixa a desejar ou mostra-se superior à outra.

Financeiro: a estrutura metálica pode ser mais cara, se pensada apenas como um item único, mas levando em consideração todos os materiais que serão usados para produzir a estrutura de concreto, se torna mais em conta. Variando de projeto para projeto, visto que não possui um consumo fixo de aço por m2;

Prazos: é, o prazo de entrega foge de ser o mesmo. A estrutura metálica está bem à frente nesse quesito, pois ao mesmo tempo que está fazendo as fundações, a parte estrutural está sendo também construída. Os pavimentos também podem ser feitos de 3 em 3 e as instalações elétricas são mais fáceis de se fazer. No caso da estrutura de concreto, a estrutura só começará a ser erguida após a fundação estar pronta, os pavimentos serão de 1 em 1, esperando ainda o tempo de cura do concreto para retirar a escora de vigas e também tem maior tempo de execução das instalações elétricas.

Deixe um comentário